segunda-feira, 8 de setembro de 2008

...





Não sei se estou perto ou longe demais,



se peguei o rumo certo ou errado.



Sei apenas que sigo em frente, vivendo dias iguais de forma diferente.



Já não caminho mais sozinha, levo comigo cada recordação, cada vivência, cada lição.



E, mesmo que tudo não ande da forma que eu gostaria, saber que já não sou a mesma de ontem me faz perceber que valeu a pena



''Personalidade única...Jeito singular,



o que muda, é a sua forma de me interpretar.



Cada um me conhece, da maneira que merece...



Não tire conclusões , não crie ilusões , não se iluda com os fatos, não se impressione com os meus atos , afinal, por dentro é sempre uma personalidade minha,



e, por fora,



um conceito seu. . ."
*:¦:- *:¦:-*:¦:- -:¦:**:¦:--:¦:**:¦:--:¦:**:¦:--:¦:* *:¦:-
quanto piu lontani...

"QUANTO PIU LONTANI STANNO, TANTO PIU VICINI AL CUORE SONO I SENTIMENTI CHE CERCHIAMO. A UN PASSO DAL POSSIBILE. DI TUTTO CHE NON SO. DI TUTTO QUELLO CHE NON HO..."
"QUANTO MAIS DISTANTE ESTAMOS, TÃO MAIS PERTO DO CORAÇÃO ESTÃO OS SENTIMENTOS QUE PROCURAMOS. A UM PASSO DO POSSIVEL. DE TUDO QUE NÃO SEI. DE TUDO AQUILO QUE NÃO TENHO..."


"O tempo é muito lento para os que esperam, muito rápido para os que têm medo, muito longo para os que lamentam, muito curto para os que festejam. Mas, para os que amam, o tempo é eternidade".

(Shakespeare)

"As nuvens mudam sempre de posição, mas são sempre nuvens no céu. Assim devemos ser todo dia, mutantes, porém, leais com o que pensamos e sonhamos; lembre-se, tudo se desmancha no ar, menos os pensamentos.

A arte de cuidar


Enfermagem...a arte de cuidar...

A enfermagem é uma profissão q busca promover o bem estar do ser humano, nos aspectos psicológicos, espirituais, sociais e físicos, considerando sua liberdade, unicidade e dignidade, atuando na promoção sa saúde , prevenção de enfermidades, no transcurso de doenças e agravos, nas incapacidades e no processo de morrer.

É uma ciência e uma arte.

A ciência, c seu corpo de conhecimento próprio, visa a saúde,

e a arte cuida do paciente,

durante períodos de doença, auxiliando-o p atingir seu potencial máximo de saúde durante seu ciclo de vida.

O enfermeiro deve colocar-se no lugar do outro, passando a cuidar c um significado de humanizar, envolvendo respeito, dignidade e abrangendo a expressão amar ao próximo como a si mesmo.

O cuidado ativa um comportamento de compaixão, de solidariedade, de ajuda, no sentido de promover o bem.

Isso é humanização hospitalar.

Tocar, conversar, ouvir o ser humano q está à sua frente.

Tratar o paciente como pessoa, respeitar suas individualidades, suas vontades, suas emoções, suas crenças, seus pudores...cuidar da pessoa como um todo, não cuidar só do corpo.

O paciente deve ser considerado como uma pessoa q está em um momento difícil, mas q é um ser humano c necessidades, sentimentos, alguém q precisa não apenas de cuidados físicos, mas tb psicossocioespirituais, nunca esquecer q quem está ali é uma pessoa igual à vc, mas q está doente, necessitando de cuidados. Ele precisa tudo o q vc precisa, espiritual, afetivo, alivio de dor.

Um cuidado além de tecnico, c uma dose de sentimento, nunca tratando como um número, uma doença, uma patologia.

E, além de envolver o cuidado ao paciente, a humanização estende-se a todos q estão envolvidos: a família, a equipe e o ambiente.

Devemos construir uma realidade mais humana, menos agressiva e hostil, principalmente a pacientes de UTI, q é um dos ambientes mais agressivos, tensos e traumatizantes do hospital, uma unidade preparada p atender pacientes graves, onde expõe o paciente a um ambiente hostil, c exposição intensa a estímulos dolorosos, onde a luz contínua, assim como procedimentos invasivos são constantes em sua rotina de cuidados.

A estrutura das UTIs está cada vez mais sofisticada e burocratizada.

O ambiente físico pode ser responsável pelo desenvolvimento de distúrbios psicológicos, pela desorientação no tempo e no espaço, privação de sono devido aos ruídos constantes.

Pacientes estão à merce de estranhos cujas funções e papéis desconhecem, de máquinas, aparelhos de testes e de rotinas totalmente desconectadas de seus hábitos.

A essência da enfermagem em cuidados intensivos não está nos ambientes ou nos equipamentos, mas no processo de tomada de decisões, baseado na compreensão das condições fisiológicas e psicológicas do paciente.

Porém, o enfermeiro não pode humanizar o atendimento desses pacientes antes de aprender como ser inteiro, íntegro consigo mesmo. Não deixando de lado a motivação, comprometimento, postura ética e moral, características pessoais, familiares e sociais.

O encontro c o paciente nunca é neutro, sempre carregamos preconceitos, valores, atitudes. Por isso cuidar de quem cuida é essencial p se poder cuidar de outros.

Entendendo e aceitando quem somos e o q estamos fazendo, seremos capazes de cuidar.

O processo de interação efetiva entre o enfermeiro, o paciente e familiares não é fácil, uma vez q aspectos psicológicos negativos estarão sempre envolvidos.

Sofremos, principalmente, c os pacientes a q nos apegamos mais.

Nos envolvemos c a familia. As vezes ficamos o dia inteiro, com um paciente grave, e de repente ele vai a óbito, por isso q mtos profissionais parecem frios, c um relacionamento distante, o q na verdade é apenas um mecanismo de defesa perante uma possível perda.

Enfim, enfermagem é aprender a sorrir e mostrar alegria e gratidão por estar cuidando.

E, poder ser enfermeiro é poder ter uma forma de viver p o próximo sem nunca deixar de sermos nós mesmos.

É estar atento aos pormenores q fogem a vista do senso comum...é reparar em tudo e em mais alguma coisa q ninguém mais repara no paciente, é querer o melhor afastando o pior...

é ser um anjo de branco q respeita a vida.